Estão abertas as inscrições da 36ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.
O Prêmio tem como foco o reconhecimento e fomento às ações de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural brasileiro.
Em 2023, as ações premiadas devem estar alinhadas ao lema 20 anos da Lei nº 10.639/2003: Educação, Democracia e Igualdade Racial.
Quem pode participar:
Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que tenham desenvolvido ações voltadas para a preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural brasileiro em qualquer lugar do território nacional.
Cada proponente só poderá inscrever uma ação e cada ação só poderá ser inscrita em uma única categoria e unidade da federação.
Todas as ações inscritas devem demonstrar aderência ao lema da edição, apresentando resultados relevantes quanto à valorização, promoção e difusão de temas da educação, da democracia e da igualdade racial, por meio de atividades realizadas entre os anos de 2019 e 2022.
O Prêmio conta com as seguintes categorias:
- Categoria 1 Pessoas físicas ou grupos e coletivos não formalizados;
- Categoria 2 Cooperativas e associações, Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa (ME);
- Categoria 3 Demais empresas e institutos privados;
- Categoria 4 Entidades da administração pública direta e indireta municipal, estadual ou federal.
O que é oferecido:
Serão contempladas 12 ações, com premiações em dinheiro de R$ 25 mil cada.
O prêmio será entregue aos vencedores em sessão pública que se realizará em data e local a serem comunicados com prévia e ampla divulgação.
Como participar:
As inscrições acontecem de forma online, mediante o preenchimento do formulário online - disponível no site do Iphan - com as informações solicitadas pelo regulamento.
Inscrições até 06/07/2023 às 23:59 horas.