Seleção de Projetos de Empreendedorismo Cultural e/ou da Economia Criativa Negra
A AMBEV, em parceria com a PretaHub, inaugura sua política afirmativa voltada ao empreendedorismo cultural e à economia criativa negra por meio do EDITAL FUNDO BORA CULTURA PRETA, em parceria com a PretaHub.
Pensando na potencialização das ações apoiadas, além do prêmio em dinheiro, os projetos selecionados terão o acompanhamento e mentoria do AFROLAB, programa de capacitação técnica e criativa da Pretahub para pessoas empreendedoras negras de diferentes segmentos, incluindo realizadoras da área da economia criativa e cultural.
Este Edital é dedicado ao empreendedorismo cultural e criativo de realizadores negros, ou seja, é exclusivo para projetos propostos por empresas e organizações sociais cujo quadro societário, ou grupo gestor (fundadores e diretoria), no caso de organizações sem fins lucrativos, é integrado majoritariamente por pessoa(s) negra(s).
Podem se inscrever qualquer empresa, organização, empreendimento ou negócio, incluindo MEI, associação sem fins lucrativos e coletivo, desde que formalmente registrado como pessoa jurídica no Brasil (CNPJ) nas seguintes categorias: Artes audiovisuais; Artes: teatro, dança, cultura urbana e música; Circuitos de gastronomia; Gestão, produção e difusão de conteúdo digital; Negócios de impacto social nas indústrias criativas; Turismo cultural e histórico; Festivais e Literatura.
São 2 linhas de investimento (A e B): A Linha A é dedicada a projetos que requisitam investimento direto da AMBEV. Já a Linha B é dedicada a projetos inscritos ou aprovados nas leis estaduais de incentivo à cultura especificadas no regulamento.
Os projetos devem ser iniciados no ano de 2023 e concluídos até 31/12/2024.
Inscrições até: 09/06/2023 às 18:00 horas
Se você tem dúvida sobre o processo de seleção do edital, escreva para fundoculturapreta@ambev.com.br.
Saiba mais em: Regulamento