As desigualdades de gênero e raça atrasam o desenvolvimento do Brasil e afetam toda a sociedade, gerando exclusão e pobreza, injustiças e diferenças nas oportunidades. Criar caminhos para que as pessoas possam ocupar espaços em condição de equidade, promovendo mobilidade social, contribui para um mundo mais democrático.
Ciente dessa problemática e da sua responsabilidade como agente de mudança, o banco BV reconhece a necessidade e o seu dever de ajudar a acelerar a inclusão social, gerando oportunidade de desenvolvimento e protagonismo. Por isso, em 2021, lançamos o "Edital Cultural do banco BV", um programa criado para incentivar e fomentar a arte e produções culturais produzidas por e para mulheres negras. Porque como diz Ângela Davis: Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela
Assim como na primeira edição, este edital, por meio de recursos incentivados via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/1991, regulamentada pelo Decreto nº 10.755/2021 e instruída pelas IN SECULT/MTUR nº 1, nº 2 e nº 3 de 2022, doravante denominada Lei de Incentivo à Cultura) tem por objetivo selecionar projetos que fomentam as produções culturais criadas e realizadas por mulheres negras de todo o Brasil, priorizando iniciativas das regiões Norte e Nordeste, a fim de não só ampliar as possibilidades de acesso a uma cultura mais representativa e diversa, mas também produzir desenvolvimento social por meio da produção e acesso à cultura de e para populações em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Inscrições:
https://prosas.com.br/editais/11919-edital-cultural-do-banco-bv-2022